[Daumload] A história do bolinho de chuva

 

 
Bolinho de Chuva, só com chuva!

Procurei, procurei, procurei muito. Queria muito saber qual a história do Bolinho de chuva. Acho que não existe receita nacional, que tenha tantas histórias com o bolinho de chuva. .  Por fim, achei uma mais "histórica", vou contar pra vc´s:
 
Em sua versão original, no final do século XVIII, a receita do Bolinho era feita com mandioca ou cará. O trigo era pouco, caro, vinha de Portugal, e raras eram as receitas com a "Farinha do Reino". Em compensação, o bolinho era feito com muitos ovos, açúcar, leite, frito em gordura de porco. Tinha muitos nomes carinhosos como Quero Mais, Quero Quero, Desmamados. Nunca teve a pretensão de ser doce de Sinhá, nem ter a delicadeza dos complicados pontos de caldas, das massas moldadas durante horas por mãos finas e delicadas. Sua vocação sempre foi o sabor e o encanto dos olhos das crianças, que ansiavam pela hora em que eles saíam dos tachos dos fogões de lenha, quando eram generosamente polvilhados com açúcar e canela perfumada. Descontraídos, afetivos, leves, por muito tempo foram à comida do entrudo, do carnaval de então. Eram chamados de Filós de Carnaval, assim, com sotaque português. Levavam o sabor de mãos escravas e, talvez por isso, alguma sinhazinha ciumenta tenha lhes apelidado de Bolinhos de Negra. Muitas escravas saíram do anonimato para ligar seus nomes a essa receita, homenagem que atravessou os séculos: ainda se encontram cadernos de receitas onde ele é chamado de Bolinhos da Negra Ambrósia ou da Negra Marcionila. A mais famosa entre as autoras do Bolinho foi sem dúvida criada por Monteiro Lobato. Não há episódio entre as histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo que não termine com Narizinho, Emília e Pedrinho comendo os Bolinhos de Tia Nastácia. Lembra infância. Porque bolinho de chuva? Alguém, em alguma tarde de chuva do século XX, disse, que os bolinhos traziam a alegria às horas em que não se podia correr ou brincar nos quintais por causa do tempo chuvoso.

 
Bolinho de chuva

Ingredientes:

* 3 xícaras de farinha de trigo
*2 ovos
*1 xícara de leite
* 1 xícara de açúcar
* 1 pitada de sal
* 3 colheres (chá) de fermento em pó
* óleo para fritar
* Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo:

Misture a farinha, os ovos, o leite, açúcar, sal e fermento. Bata até a massa ficar homogênea. Frite os bolinhos pegando com uma colher . Faça bolinhos pequenos para que não fiquem crus por dentro. Antes de colocar a colher na massa, molhe-a no óleo para a massa sair mais facilmente. Depois de fritos, polvilhe-os com açúcar e canela.


Só faça em dias de chuva  :)
 


Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com. __._,_.___

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário